O Dacia Bigster, com estreia prevista para maio de 2025, promete abalar o mercado nacional dos SUV compactos

Design, tecnologia de vanguarda, versatilidade, generosas quotas de habitabilidade, uma gama de motorizações eficientes e o compromisso futuro de uma relação preço-qualidade imbatível são apenas alguns dos argumentos deste novo SUV

O design do Bigster inspira confiança e está em sintonia com qualquer tipo de utilização: profissional, lazer ou o dia a dia em família. Os contornos proeminentes dos guarda-lamas e a assinatura luminosa, a tocar os extremos da carroçaria, reforçam a imagem de robustez na estrada, uma linguagem de design "robusta, cool e eco-inteligente” que tem acompanhado os mais recentes SUV da marca. 

A bordo do Bigster, temos espaço, ergonomia e conforto. A instrumentação pode surgir sob um painel digital de sete ou dez polegadas – mediante o nível de equipamento –, enquanto as tecnologias multimédia aparecem num ecrã tátil de 10,1 polegadas, colocado no topo da consola central, de série em todas as versões disponíveis: Essential, Expression, Extreme ou Journey.


Quatro diferentes mecânicas 

Em termos de motorizações, a Dacia apostou todos os trunfos, disponibilizando quatro diferentes opções, capazes de responder às necessidades mais variadas.

O Hybrid 155 combina o trabalho de um motor a gasolina de 107 cv com dois motores elétricos – uma unidade de 50 cv e outra com função de arranque/gerador de alta tensão – apoiados por uma caixa de velocidades automática, também ela elétrica. Com base neste trabalho conjunto, o Bigster poderá realizar 80% da utilização citadina em modo 100% elétrico. 

A variante TCe 140 combina um motor de nova geração a gasolina com 1,2 litros, 3 cilindros e turbo, e um sistema mild hybrid de 48V, que se revela uma mais-valia nas fases de arranque e de aceleração. 

O Bigster ECO-G 140 continua a assegurar a presença da marca em matéria de alternativa bi-fuel – gasolina e GPL –, que, neste caso, ainda contará com o apoio do sistema mild hybrid. Com os dois depósitos completos, apresenta uma autonomia recorde de 1450 quilómetros. 

Por fim, os mais entusiastas poderão contar com o TCe 130 4x4, um sistema igualmente híbrido que, em conjunto com a restante mecânica, pode ser gerido em cinco diferentes modos de condução: Eco, Auto, Snow (neve), Mud/Sand (lama/areia) e Off-Road.