A Opel vai terminar 2024 com uma tripla aposta na classe SUV, cujos protagonistas são o Mokka, o Frontera e o Grandland, que partilham as mais recentes soluções da marca no domínio da mobilidade sustentável. Comum a todos é também a abordagem Greenovation, que se traduz na ausência de qualquer tipo de aplicação cromada no exterior e no recurso a tecidos e outros materiais reciclados no habitáculo.
Mokka: a irreverência
Com a irreverência que já lhe é reconhecida, o Mokka regressa com alterações subtis no exterior, ao contrário do habitáculo, que assinala a entrada numa nova era da digitalização e de atributos habitualmente só encontrados em modelos de segmentos superiores.
O modelo passa a contar de série com um ecrã digital de 10 polegadas para informação ao condutor e um ecrã tátil a cores, também de generosas dimensões. O sistema de infoentretenimento pode ser facilmente operado através de widgets, tal como num smartphone. Em combinação com o sistema de navegação opcional, um simples "Hey Opel” permite utilizar o reconhecimento de voz natural e colocar o ChatGPT ao serviço do utilizador. As atualizações de mapas são carregadas no sistema via over the air.
Grandland: a exclusividade
O novo SUV destaca-se pela fusão entre a ousadia e a pureza de linhas, pela habitabilidade referencial e pelas mais recentes tecnologias em matéria de mobilidade elétrica. No exterior, a assinatura luminosa do "Blitz”, característica do logótipo da Opel e também presente na porta traseira, marca a diferença.
No cockpit, destacam-se dois ecrãs panorâmicos que permitem ao condutor e aos passageiros aceder a "um mundo” de tecnologia. O conforto e a segurança foram pensados ao detalhe, a começar pela possibilidade de ativação do modo Pure, que reduz ao mínimo os conteúdos apresentados nas telas, em situações de condução noturna ou a velocidades mais elevadas, minimizando assim os pontos de distração do condutor. A ergonomia dos bancos dianteiros, com almofadas laterais de ajuste independente, e a iluminação adaptativa Intelli-Lux HD são apenas alguns dos elementos que tornam qualquer viagem mais cómoda, tranquila e segura.
Frontera: a versatilidade
Disponível nas variantes de cinco ou sete lugares – esta última prevista para fevereiro de 2025 –, o todo-o-terreno que fez história na década de 90 regressa ao mercado sob a forma de um SUV futurista, com um design arrojado e o melhor em termos de tecnologia. O condutor e os passageiros têm à sua disposição um cockpit com dois ecrãs panorâmicos de 10 polegadas e acesso a um nível de infoentretenimento de última geração.
A versão 100% elétrica, denominada Electric, está equipada com um motor de 113 cv (83 kW), uma bateria de 44 kW, que pode ser recarregada dos 20% aos 80% em apenas 26 minutos, e uma autonomia de 305 km. As opções Hybrid 48V estarão disponíveis nas variantes de 100 cv e 136 cv, com um motor térmico de 1,2 litros turbo e consumos estimados de 5,5 litros.